top of page
Buscar

A visão de Moisés

Fico imaginando os olhos de Moisés, o grande homem de Deus. Não a cor de seus olhos, nem o formato deles e muito menos o tamanho. O que me chama a atenção é o que a Bíblia diz: “Seus olhos nunca escureceram”! Então, meditando nesse texto, descubro que Moisés tinha três tipos de visão: A visão natural (física), a visão espiritual e a visão celestial. Talvez por isso, o versículo acima termina dizendo: “nem perdeu o seu vigor”! 


Visão Natural (física) - era perfeita aos 120 anos de idade. Se na sua época houvesse óculos ou mesmo lentes de contato, Moisés jamais os usaria. Ele enxergava bem, tanto no palácio, quanto em Midiam ou mesmo no deserto. O sol causticante, o calor apenas suportável, o vento forte carregando areia desértica, sem colírios, sem qualquer proteção ocular, durante 40 anos na caminhada pelo deserto, nada disso diminuiu ou fez-lhe perder a visão. Seus olhos nunca escureceram! 


Visão Espiritual – conhecia o Seu Deus! Reconhecia suas limitações: “...sou pesado de boca, e pesado de língua” - Êx 4.10b; conhecia suas necessidades espirituais e as necessidades espirituais do povo de Israel; suportou por longos anos as queixas de Israel, as murmurações, as rebeldias, o desejo de retornarem ao Egito, a fabricação e adoração de ídolos, e tentativas de apedrejamento. Porém Moisés dependia de Deus, pois conhecia o Seu Deus! Quando Deus lhe disse: “Agora pois deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma; e eu farei de ti uma grande nação” - Êx 32.10. Moisés preferiu suplicar ao Senhor Deus pelo povo, inclusive pela honra do Nome de Deus - Êx 32.11-13, e Deus uma vez mais perdoou a nação de Israel. Moisés era constante em sua intercessão: “perdoa Teu povo....ou risca-me do Teu livro...” - Êx 32.32. Qual o segredo de tamanha visão espiritual? - Muita oração, intercessão, comunhão com Deus, mansidão, humilhação aos pés do Senhor e reconhecimento da grandeza de Deus em tudo. Sua visão espiritual era tão ampla que ao saber de sua morte física, simplesmente orou: “Ó Senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação. Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não tem pastor” - Nm 27.16,17, ....subiu ao cume de Pisga, contemplou a Terra Prometida e, ....partiu para a Eternidade – Dt 34.1-5. 


Visão Celestial – Hb 11.24-27. Muito além do horizonte, das estrelas e deste céu azul, Moisés contemplava algo muito maior e mais sublime. Moisés via o invisível! Por isso, aguardava sua entrada no Lar Celestial. Nada nesta terra aqui, o deteria, nada! Moisés sempre olhou mais além! E a Bíblia afirma: Seus olhos nunca escureceram! 


O Deus de Moisés é o nosso Deus! Se eu e você quisermos pagar o preço da busca incessante de Deus, a nossa visão espiritual e celestial também será grande, nunca escurecerá, e o Nome do nosso grande e querido Deus será sempre glorificado. Aceitemos este desafio. Amém! 

 
 
 

Comentários


(11) 3456-7890

Rua Prates, 194 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01121-000

  • Facebook
  • Instagram
  • X
  • TikTok

Mantenha a Fé Viva

© 2035 by Crescendo com Cristo. Powered and secured by Wix 

bottom of page