top of page
Buscar

Para vencer nossas lutas devemos guerrear

Atualizado: 26 de abr.

Deus escolheu um povo para cuidar e amar. Este povo era o povo de Israel, descendente de Abraão, Isaque e Jacó. Foi a estes patriarcas que o Senhor Jeová prometeu a terra de Canaã para que eles habitassem.

Tempos passaram, gerações sucederam, mas a promessa de Deus se cumpriria, porque Deus é fiel. Os israelitas foram escravos no Egito pelo período de 430 anos. Foram libertos miraculosamente desta escravidão. Peregrinaram no deserto 40 anos. Mas o tempo da vitória chegaria.


ree

Josué foi o homem escolhido por Deus para ser o sucessor do grande líder Moisés (Nm 27.18). Josué, em nenhum momento, se envaideceu por esta chamada e cumpriu exatamente as ordenanças de seu antecessor. Em tudo foi obediente e temente a Deus (Js 8.30-35).

Recebeu a ordem divina para não temer e se esforçar porque grandes seriam os obstáculos para serem vencidos: sete nações muito poderosas, a saber: os heteus, os amorreus, os cananeus, os girgaseus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus (Js 3.10). Estes povos eram descendentes de Noé e habitavam em Canaã antes da ocupação dos israelitas. A Bíblia fala que naquela região havia “homens de grande estatura” (Nm 13.32), as cidades eram “fortes e mui grandes” (Nm 13.28), e os seus exércitos eram “multidões como a areia que está na praia do mar” (Js 11.4).

Apesar de todo o poderio dessas nações, Deus havia prometido a Josué conquistas e vitórias (Js 1.3-5). Deus prometeu a Josué que estaria com ele (Js 1.6-9). Este é o Deus de promessas. Este é o Deus que orienta, que capacita, que consola e que adverte. Se Ele promete, Ele cumpre. Estas nações jamais poderiam subsistir ao poder maior do Deus Todo Poderoso. Veja o que Deus fala a Josué:


"E disse o SENHOR a Josué: Não temas diante deles, porque amanhã a esta mesma hora eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás e os seus carros queimarás a fogo." - Js 11.6


E assim aconteceu, Josué derrotou seus inimigos, “feriram-nos até não lhes deixarem nenhum” (Js 11.8). O que temer? Se Deus está conosco, por que temer? Se o Leão da Tribo de Judá está conosco, por que temer? Se o Senhor dos Exércitos está conosco, por que temer? 

Josué foi um grande guerreiro. A palavra de Deus menciona que Josué feriu 31 reis (Js 12.24). Ainda feriu outros (Js 10.42). Durante suas batalhas, Josué precisou criar estratégias de guerra para vencer, como no caso específico da conquista de Ai, lê-se no texto de Josué 8.3-17 e também, quando pelejou contra cinco reis (Js 10).

Vitória certa: a terra foi conquistada e repartida como herança para o povo de Israel. É possível ler sobre essa conquista nos textos de Js 21.43-45 e Js 23.9.

Desta forma, nós entendemos que Deus faz a promessa mas quem precisa agir somos nós mesmos. Não podemos ficar de braços cruzados esperando a vitória chegar. Para vencer as nossas lutas, devemos guerrear. É claro que devemos esperar em Deus, mas existem momentos em que nós precisamos agir e confiar que Deus nos dará a vitória. Peleje, guerreie e vença em nome de Jesus.


 
 
 

Comentários


(11) 3456-7890

Rua Prates, 194 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01121-000

  • Facebook
  • Instagram
  • X
  • TikTok

Mantenha a Fé Viva

© 2035 by Crescendo com Cristo. Powered and secured by Wix 

bottom of page